Introdução a Administração

Fim de semestre, professora Fabi nos pede pra montarmos uma proposta de empresa diferençiada, e junto do nosso bom e velho grupo Malu,Nathalia, Tcharlysson, Flávio e eu.Tivemos a idéia de montarmos um restaurante com uma culinaria diferençiada e criativa. E agregado a isso criamos junto do projeto da empresa uma projeto de responsabilidade social.Leiam a seguir.

O que é o negócio?

Restaurante de gastronomia criativa.

Todos os pratos oferecidos no menu são realizados de maneira que a sua forma de preparo é diferenciada dos pratos dos restaurantes comuns. Possuem decoração no arranjo dos alimentos e, na maioria das vezes, bem coloridos. O chef cria pratos mirabolantes e deliciosos para compor o cardápio.

O ambiente é descolado e inusitado, sem perder a sofisticação e o bom gosto, muito bem divido em dois andares aconchegantes e sugestivos.

Principais produtos e serviços:

O restaurante apresenta uma prestação de serviços com pontualidade, responsabilidade e criatividade na área da boa alimentação e gastronomia.

Trabalha com um menu especial e cuidadosamente desenvolvido para vegetarianos, com uma sessão de inúmeras saladas e vegetais orgânicos. E a lista de carnes para os não vegetarianos foi escolhida a dedo e de forma intensa para captar as preferências de cada cliente.

Além de possuir todos os tipos de bebidas, o restaurante conta com um especial de coquetéis e batidas, que são preparados com o “segredo da casa”, e ainda com uma extensa lista de bebidas digestivas.

A sessão de cafés e licores é bastante variada, com produtos importados de diferentes países e cachaças dos melhores fabricantes do Brasil.

No quesito sobremesa, as opções são soberbas! Diversas escolhas de tortas, mousses, sorvetes, pudins e bolos de diferentes sabores. As tortas e bolos de frutas são espetacularmente decorados.

Uma equipe de manobristas está sempre pronta para atendê-lo e cuidar de seu carro para que possa aproveitar o melhor da noite sem preocupações. Todos os veículos permanecem guardados em uma garagem particular do restaurante até que seu dono peça a conta. Quando o cliente sai do local, o carro já estará aguardando na porta.

Principais clientes:

O público alvo desse negócio são pessoas com poder aquisitivo mais elevado, visto a qualidade e variedade de seus produtos oferecidos, juntamente com a excelência dos serviços prestados. Na maioria adultos, pois possuem o paladar mais aguçado e preparado para experimentar os pratos criados pelo chef e sua equipe.

Quais Teorias Administrativas melhor se enquadram ao perfil do negócio:

As Teorias que melhor se encaixam no contexto do negócio são a Clássica e a Humanista.

Na teoria Clássica, extraímos o fator de organização da empresa e de forma que um precisa do outro para que o serviço caminhe de forma contínua, existindo uma direção, uma gerência e uma supervisão, que cuidam de diferentes partes individualizadas do negócio.

Na Teoria Humanista o conceito utilizado seria o de tratar a organização como um grupo de pessoas, com o sistema focado nelas. Dessa maneira o empregado teria autonomia para realizar seu serviço, visto que os setores são bem divididos e cada um sabe fazer a sua parte. Ou seja, não poderia pedir para um garçom preparar os pratos do chef. A base do negócio seria a confiança e abertura para sugestões e opiniões, dando ênfase na relação entre as pessoas.

Restaurante Degust

Visão: Despertar na sociedade o interesse e consumo de produtos mais saudáveis, alçando, assim, o reconhecimento e a liderança no ramo alimentício.

Missão: Trabalhar sendo inovador e inusitado, na elaboração de pratos que agradem o paladar e na melhoria da qualidade de vida e nossos clientes, consumindo produtos alimenticios saudáveis no dia a dia de forma sustentável.

Setor de atividade: Gastronomia, elaboração de cardápio, segurança alimentar, educação ambiental, buffet, ou seja, um restaurante que fornece produtos de qualidade e saudáveis com um bom atendimento e consciência na responsabilidade social.

MACROAMBIENTE

Tecnologia

Por se tratar de um produto artesanal e utilizar em sua maior parte soluções industriais comuns para produção, a tecnologia fica concentrada no conhecimento e na criatividade do chef e dos colaboradores. No entanto, a empresa, por trabalhar com foco na qualidade do serviço, conta com um sistema informatizado completo. Este se estende desde o controle de ponto de colaboradores, do pedido até o fechamento da conta e grau de satisfação, controle de estoque e gestão financeira, tudo isso integrado a um único sistema (anexo 01), além de aceitar a maioria dos cartões de crédito.

Economia

É um negócio um tanto arriscado, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), de cada 100 que abrem 35 fecham em 01 ano, 50 em 02, 75 em 05 e de 95 a 97 em 10 anos. Por que isso acontece?

Segundo o presidente da Abrasel, Joaquim Saraiva de Almeida, porque o mercado é versátil, exige mudanças constantes para adaptações às novidades, e as ofertas no mercado são maiores que a demanda. Por isso, é preciso analisar a concorrência e tentar diferenciar-se.

Nosso capital vem de um sócio, este já com um alto valor a ser investido, que antes estava investido em rendimentos bancários com baixa taxa agregada. Para se ter sucesso o principal é o planejamento, onde já definimos o capital a ser investido e o capital de giro, além é claro de contarmos com nossa principal preocupação, a diferenciação.

Não podemos deixar de lado também a crise atual, porém por se tratar de alimentação, uma necessidade humana, a atual crise financeira tem impacto menos preocupante, mesmo o valor agregado do serviço sendo maior, devendo assim nos focar, como dito anteriormente no diferencial, que fica a cargo do nosso primoroso cardápio e da excelência no atendimento. Tudo isso para atender nosso mercado, classe A e AA, que é um público mais exigente e que busca sempre maior qualidade e diferenciais.

Político-Legais

Para entrar em operação é necessário estar de porte de alvará de funcionamento, este emitido pela prefeitura, após inspeção do corpo de bombeiros, que avalia requisitos como, instalações elétricas, ventilação e saídas de emergência. Também é necessário seguir normas da Vigilância Sanitária, que inspeciona e avalia condições de higiene do espaço bem como dos alimentos servidos e materiais utilizados no processo.

Diante da preocupação da empresa com a satisfação total do cliente, a empresa minimiza a chance de problemas com o PROCON, órgão este que protege os direitos do consumidor.

Sócio-ecológicas

Hoje a cidade de Uberaba, por se tratar de uma cidade interiorana, população em torno de 287.760 habitantes, segundo pesquisa IBGE de 2007. Onde ainda é muito valorizado a família, que no caso de um restaurante agrega mais o mercado. E ainda, sem maiores problemas de trânsito, que geram a “correria” dos cidadãos, onde nem se tem tempo para comer direito e é tudo da rua e na rua.

Fato também importante é que desde sua abertura a empresa, com a preocupação em minimizar custos e desperdícios, mantém uma horta onde essa recebe adubação orgânica vinda das sobras de alimentos, buscando assim trabalhar de forma responsável e sustentável.

Microambiente

Clientes

Devido ao diferencial que empresa trabalha o tipo de clientes são bem seletos. É freqüentado por pessoas com um poder aquisitivo maior. Com idades entre 35 a 70 anos em sua maioria. Tanto do sexo masculino como feminino. Pessoas essas com uma boa estabilidade financeira e que se preocupam em freqüentar um lugar com requinte, conforto, bom atendimento e o nosso diferencial, a excelente culinária.

Em média, cada cliente freqüenta o nosso restaurante 3 vezes na semana com maior freqüência as quintas, sextas feiras e aos sábados.

Concorrentes:

Diretos: temos 1 restaurante que “basicamente” segue a mesma linha de atendimento e espaço físico, mas é inferior ao nosso restaurante por não possuir o serviço de manobrista, e o fundamental, a nossa culinária diferenciada.

Além de terem um ponto fraco em relação ao nosso. Não abre paro o almoço, e isso faz com que os clientes escolham o nosso por estarmos sempre prontos para servi-los nos momentos no qual os mesmo necessitam.

No caso do TUCA Antônio, funciona somente aos fins de semana, no jantar.

Indiretos: Outros restaurantes que, apesar de não seguirem o mesmo tipo de serviço que o nosso acabam gerando certa concorrência.

Fornecedores

Em relação a parte de carnes, o restaurante trabalha em parceria com 2 produtores de gado de corte , que são especializados em carnes nobres e de alta qualidade, que se preocupam em manter a produção um pouco menor para que possam manter a qualidade de suas carnes.

No setor vegetariano, mantemos também parcerias com alguns produtores de legumes e verduras totalmente orgânicos, que só fecham contrato com o nosso estabelecimento e nosso restaurante após serem avaliados criteriosamente, dando importância ao modo de cultivo e na qualidade do produto final.

No setor de bebidas, temos um fornecedor de vinhos nacionais estabelecido no sul do país. Compramos a cachaça servida no nosso restaurante, de 3 produtoras mineiras, que são conhecidas mundialmente. Temos também uma importadora brasileira que nos fornece vinhos, licores, uísques e vodkas de várias partes do mundo.

Nossos bolos e sobremesas são fornecidos por uma única confeitaria que, após varias terem sido descartadas por nosso controle de qualidade, conseguiu ser a única passar por esse controle e hoje é a exclusiva fornecedora do restaurante nesse setor.

Órgãos regulamentadores

Vigilância Sanitária municipal: É ela quem dá a permissão para o funcionamento após inspeção, avaliando as condições de preparo e higiene tanto do espaço físico como dos pratos preparados.

Corpo de Bombeiros: È necessário ter uma licença dada pelo corpo de bombeiros, após inspecionarem as instalações do estabelecimento, avaliando requisitos como, ventilação em caso de incêndios, instalações elétricas, saídas de emergência, etc.

Responsabilidade Social

O restaurante Degust, através de todo o seu projeto de desenvolvimento de serviços, também pratica ações de Responsabilidade Social, utilizando suas matérias primas e produtos já utilizados para uma forma mais natural e sadia de vida.

O desenvolvimento tem início na sessão de alimentos orgânicos utilizados na grande parte de seus pratos normais quanto vegetarianos. O restaurante só compra esses alimentos de revendedores com a certeza de que não foram utilizados agrotóxicos e nenhum outro tipo de química prejudicial a saúde de seus consumidores. Seus produtos são 100% orgânicos e de boa qualidade.

No final de todo o expediente, é organizado um mutirão entre os funcionários da limpeza para selecionar tudo que foi utilizado no decorrer do dia. Esse ato tem como objetivo realizar uma coleta seletiva separando o lixo de cada categoria. Realizando este processo, tudo o que pode ser reciclado, como as latinhas de refrigerantes, papéis e até mesmo vidro que, por ventura, venham a quebrar. Esses materiais, no dia seguinte, são enviados diretamente para os postos de arrecadação da cidade para que possam vir a serem reciclados corretamente.

Dentro desse processo de reciclagem, a empresa também realiza uma atividade individual de adubagem. Todo tipo de lixo orgânico que pode vir a ser aproveitado, como cascas de frutas e restos de alimentos, são separados e enviados a outro setor fabricante de adubos naturais que repassam esse adubo para entidades carentes que possuem hortas particulares em suas sedes.

Ação de divulgação:

O projeto de ação para a divulgação dessas iniciativas tomadas pelo restaurante tem início nos rodapés de seus outdoors e propagandas em jornais e revistas. Pequenas frases sobre benefícios dos alimentos orgânicos e coleta seletiva são lançados nas propagandas.

Para cada mesa que ocupa o restaurante, é entregue uma pequena revista produzida pelo setor de marketing da empresa, que divulga todos esses projetos juntamente com alguns pratos servidos pelo chef.

Em encontros nacionais e mundiais, a empresa paga a viagem para uma parte dos funcionários da empresa para que, dentro das convenções, possam trazer novidades no setor alimentício e também divulgar as estratégias propostas pelo restaurante no desenvolvimento de Responsabilidade Social.

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